quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cabernet Sauvignon na Argentina

Uma das clássicas uvas de Bordeaux, Cabernet Sauvignon é talvez a uva de maior renome mundial e plantada na maioria dos países produtores de vinho. Uma uva pequena, robusta, de pele escura e grossa, transmite taninos, corpo e cor consideráveis para os seus vinhos. Como resultado, os varietais de Cabernet Sauvignon tendem a ser bastante "grandes" - com corpo, acidez, taninos, densos. Curiosamente, recentemente mostrou-se por meio de testes genéticos que a rainha das uvas vermelhas é na verdade um híbrido entre Cabernet Franc e a uva branca Sauvignon Blanc.

 Com estes elementos estruturais fortes, Cabernet Sauvignon geralmente envelhece bem - na verdade, eles geralmente precisam de um bom número de meses em carvalho seguido por tempo de garrafa para permitir que os ácidos e taninos “amoleçam” até o ponto onde o vinho está em seu equilíbrio ideal. Cabernet Sauvignon se dá melhor em climas mais quentes e se beneficia de uma temporada longa de maturação. Aromas e sabores mais frequentemente atribuídos à Cabernet Sauvignon são frutos negros - amoras, groselhas (também conhecido como cassis) - além de frutas vermelhas, como morangos e groselhas às vezes são observados. Também pimenta preta picante e notas herbáceas como hortelã e alcaçuz são muitas vezes associadas à presença desta uva.

Malbec é a uva emblemática da Argentina e o país ganhou fama mundial com vinhos feitos desta uva. Mas a Cabernet Sauvignon pode ser uma rival forte a disputar qual a melhor uva para os vinhos do país. Em solos da Argentina, especialmente Mendoza, a Cabernet Sauvignon encontra as seguintes condições: elevadas altitudes, solo rochoso, ampla insolação, maior amplitude término entre dia e noite. Além disto, é colhida geralmente no final da época da colheita, no final de março, e assim permanece maior tempo na videira. 

Desta forma, os vinhos monovarietais de Cabernet Sauvignon produzidos na Argentina se tornam singulares no mundo, e são aromáticos, generosos, com bastante fruta e especiaria, bem estruturados mesmo jovens, tem um caráter fresco e de alta qualidade. Também por ter características mais austero, boa presença de acidez e taninos, muitas vezes é combinado com Malbec (ou outras uvas típicas de Bordeaux como Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot) para 'completar' o vinho e suavizar suas bordas às vezes ásperas de taninos. Mas estes assemblages fazem talvez os melhores vinhos argentinos. Hoje os vinhos ícones e as melhores bodegas da região incluem a Cabernet Sauvignon nos seus vinhos top.